Reabertura do serviço de Medicina Nuclear

Hospital CUF Descobertas

Após uma profunda intervenção, o Serviço de Medicina Nuclear do Hospital CUF Descobertas, reabre renovado, com maior e melhor capacidade de resposta. 

Este processo de reestruturação, iniciado em 2023, teve como objetivos a reabilitação das instalações e, em simultâneo, a aquisição de um novo equipamento PET de última geração. Esta remodelação permite dar resposta aos mais complexos desafios clínicos em áreas desde a Neurologia, Cardiologia e Oncologia, com a aquisição de imagem de elevada qualidade com maior rapidez e com potencial redução de dose de radiação.

A área de exames de cintigrafia foi também remodelada, criando novas áreas que permitem aumentar a resposta a este tipo de exames, nomeadamente a cintigrafia óssea e cardíaca. 

Esta reestruturação vem também permitir dar resposta a novas terapêuticas com isótopos radioativos, como por exemplo, o tratamento de hipertiroidismo e determinados tipos de cancro.

As novas capacidades do serviço de Medicina Nuclear têm permitido também dar uma maior resposta a pedidos externos de outros centros hospitalares que, ao longo destes 17 anos, têm reconhecido a qualidade clínica do serviço, nomeadamente em áreas de maior diferenciação, como a Neurologia ou a Oncologia.

A expansão da área de trabalho, separação dos circuitos de funcionamento dos dois equipamentos de imagem e remodelação das instalações irão contribuir para um melhor desempenho do Serviço de Medicina Nuclear, com benefício para os clientes e para os colaboradores.

 

Saiba mais sobre Medicina Nuclear aqui